• Os vinhos de Bordeaux a preços incríveis na TodoVino

    por TodoVino
    Bordeaux

    Antes de conhecermos o famoso terroir de Bordeaux, vamos saber um pouco sobre Châteaux.

    O que significa château e por que alguns vinhos franceses recebem têm essa designação?

    A palavra château é de origem francesa e significa castelo, mas no universo dos vinhos, esta designação é dada a produtores franceses da região de Bordeaux.

    Para uma vinícola ser reconhecida como Château, os vinhos devem ser produzidos com variedades cultivadas no próprio vinhedo, não podendo adquirir uvas de terceiros, como as grandes cooperativas ou negociantes.

    Mas esta designação está mais associada a qualidade do vinho do que quantidade

    Em Bordeaux encontramos diferentes tipos de Châteaux que podem ser grandes propriedades, pequenas ou uma adega. São mais de 5 mil Châteaux na região, inúmeras denominações e vinhos de vários estilos.

    As denominações de Bordeaux

    Os vinhos de Bordeaux são mundialmente famosos e possuem uma sutileza indescritível em suas nuances e na complexidade.

    Bordeaux é o maior distrito de vinhos finos do mundo e é a região francesa que concentra a maior quantidade de grandes propriedades vinícolas e todos seus vinhos são AOC.

    Todos os vinhos deste terroir tem direito ao nome Bordeaux em seus rótulos e os vinhos tintos abarcam quase 90% da produção nesta região, mas os brancos bordaleses apresentam excelente qualidade.

    A região produtora dos vinhos de Bordeaux se localiza no departamento da Gironde, dentro da região da Aquitânia, sudoeste da França, região com ótima latitude para o vinho. A produção vinícola se concentra às margens de dois principais rios, o Garonne e o Dordogne, que ao se encontrarem formam o estuário do Gironda, que dá nome ao departamento. Os rios ajudam a manter a temperatura constante de dia e a noite. Isso contribui para reduzir os danos causados pelo frio.

    O estilo de vinho Bordeaux passou a ser replicado mundo afora, com seus espetaculares blends, ou seja, quando falamos de blend (corte) das variedades em tintos de Bordeaux, estamos falando basicamente de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, esta última em proporções menores, além de outras possíveis castas auxiliares, em quantidades ainda menores.

    Para os brancos, os cortes são feitos com as variedades Sémillon, Sauvignon Blanc, Muscadelle e em menores proporções outras cepas, entre elas Colombard, Merlot Blanc, Sauvignon Gris e Ugni Blanc.

    E por que blends e não uma única variedade?

    Vinhos 100% varietais são extremamente raros em Bordeaux e isso se deve à história da região, que tradicionalmente produziu blends.

    Isso se deve, entre outros fatores, à variação das castas de safra para safra, pois que se uma variedade não tivesse um bom rendimento, ou se houvesse variações da qualidade entre safras, o vinho poderia ser compensado com um outro corte, e desde então, os melhores vinhos blends são características de Bordeaux.

    Cada Châteaux pode escolher livremente a proporção das variedades que usará em cada vinho, em cada ano, mas claro que estas proporções não tendem a não variar muito, pois a ideia é que os vinhos sejam consistentes safra após safra.

    Aqui na TodoVino, você tem a oportunidade de degustar excelentes vinhos de Bordeaux a preços acessíveis.

    Conheça os nossos lançamentos:

    Château Barail AOC Bordeaux

    Vinho tinto elaborado com 70% Merlot e 30% Cabernet Sauvignon, possui um aroma discreto com um toque amadeirado, frutas vermelhas frescas, tabaco e, em boca, taninos aveludados, encorpado e muito fino. É perfeito para harmonizar com magret de canard braisé e queijos

    La Commanderie De Gombaud AOC Bordeaux

    É um excelente Bordeaux com 80% Merlot e 20% Cabernet Sauvignon, de cor vermelho granada profundo, seus aromas são expressivos, frutados com textura fina, e em boca é encorpado com taninos aveludados. Combina com Entrecôte, aves assadas e queijos. 

    Roques Mauriac AOC Bordeaux

    Elaborado com 60% Merlot, 30% Cabernet Franc, 10% Cabernet Sauvignon vermelho Rubi, com notas aromáticas a frutas negras, especiarias e toques herbáceos. Em boca apresenta médio corpo, frutado, equilibrado com taninos macios. Harmoniza bem com carnes vermelhas assadas, risoto mignon, lasanha à bolonhesa, ossobuco e queijos semi-duros.

    Château Pilet AOC Bordeaux Blanc

    Um exemplar de variedades brancas elaborado com 80% Sémillon e 20% Sauvignon Blanc, de cor dourado com reflexos esverdeados, notas de frutas como pêssego com toques cítricos e florais. Em boca é fresco de corpo médio, macio e uma ótima acidez. Excelente para acompanhar peixes, aves e massas com molho de queijo.

    Château Pilet AOC Bordeaux

    Este tinto elaborado com 60% Merlot, 30% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc. Com uma cor rubi intenso e brilhante, com notas aromáticas a frutas negras maduras e toques de especiarias e de taninos finos, harmoniza bem com carnes vermelhas, lombo suíno ao forno, risoto 4 queijos e queijos moles a semiduros.

    Le Chant Du Coq AOC Bordeaux

    Este exemplar de Blaye Côtes de Bordeaux, é elaborado 100% com a variedade Merlot, de cor vermelho brilhante granada, aromas a frutas vermelhas maduras, em boca é de médio corpo, taninos macios e redondos com acidez equilibrada que vai harmonizar com carnes assadas, risotos, queijos de média consistência.

    Acesse o nosso site, confira os nossos lançamentos exclusivos a preços incríveis e viaje com a TodoVino a este paraíso do vinho fino chamado Bordeaux!

    Você pode gostar

    Deixe um comentário