
Língua eletrônica detecta problemas em vinhos antes dos humanos
Na Universidade Estadual de Washington, uma “língua eletrônica” (e-língua) conseguiu detectar sinais de contaminação por microrganismos em vinhos brancos uma semana após o ocorrido – quatro semanas antes de um grupo de pessoas treinadas…
Na Universidade Estadual de Washington, uma “língua eletrônica” (e-língua) conseguiu detectar sinais de contaminação por microrganismos em vinhos brancos uma semana após o ocorrido – quatro semanas antes de um grupo de pessoas treinadas para executar esse tipo de tarefa.
A e-língua usa sensores que podem “degustar” o líquido analisando a presença de certos compostos. No estudo, os pesquisadores contaminaram propositalmente vinhos Riesling com quatro tipos de micróbios causadores de deterioração.
Embora não substitua inteiramente métodos tradicionais de detecção de problemas nos vinhos, a nova tecnologia pode complementá-los, permitindo que o processo todo seja mais eficiente.
Esta é uma interpretação resumida do material original. Para detalhes completos, consulte a fonte: WSU Insider • Imagem: iStock
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.