• Os melhores vinhos para a Páscoa!

    por TodoVino

    A Páscoa está chegando e independentemente de sua religião, esta data é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus Cristo ocorrida no terceiro dia após sua crucificação.

    Também é um momento para celebrar o amor ao próximo e compartilhar bons momentos com a família, e claro, o vinho não pode faltar nesta ocasião.  

    Além do domingo de Páscoa, temos no mesmo final de semana a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão que é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria cristã.

    Nestas datas, a gastronomia é marcada por uma tradição. O menu para o almoço da Sexta-Feira Santa, tradicionalmente, é o bacalhau, pois é o mais consumido, mas também podem ser outros pratos elaborados com diferentes peixes. Para o domingo de Páscoa, já é mais comum o consumo de carne vermelha, como churrasco, massas e assados, como lombo e cordeiro, mas independente da sua escolha, sempre haverá um vinho que vai combinar com o seu prato, e aqui, reunimos algumas sugestões de pratos e vinhos para deixar a sua Páscoa ainda mais deliciosa e harmoniosa.

    Além dos pratos típicos de Páscoa, não podemos nos esquecer das sobremesas, principalmente dos ovos de chocolate.

    Mas com tantas opções, como podemos combinar vinhos com diferentes receitas em uma só mesa?

    Confira algumas dicas de harmonizações com receitas tradicionais para a sua Páscoa.

    Bacalhau

    Com sabores mais intensos e característicos, estes preparos pedem vinhos que consigam acompanhar esta combinação de sabores, como um vinho branco ou um tinto jovem e leve.

    Bolinho de Bacalhau é um petisco leve, porém, possui um sabor acentuado e textura untuosa devido à fritura, por isso o indicado é combinar com o vinho verde branco Aveleda Praia que é delicado, levemente frutado com toques florais. No paladar é fresco e com boa acidez.  

    Bacalhau tradicional ao forno é feito com ingredientes que apresenta bastante sabor e textura. De um modo geral, este prato pede um vinho branco mais estruturado como o Vinho Aveleda Loureiro ou um tinto leve como o vinho José Maria da Fonseca Trevo Tinto.

    Bacalhau com nata, por ser um prato mais cremoso, pede um vinho branco com passagem em barrica de carvalho como o Vinho Trapiche Perfiles Calcáreo Chardonnay.

    Massas e carnes

    O almoço para o Domingo de Páscoa já inclui massas e carnes vermelhas. Nesta ocasião podemos escolher vinhos mais encorpados.

    Lasanha tradicional à bolonhesa: Um clássico nos almoços de domingo. É um prato robusto, que pode ser acompanhado de vinho tinto igualmente encorpado. A sugestão é o vinho tinto italiano Bacca Nera Salento Negroamaro Primitivo que tem aromas a frutas negras, especiarias e com paladar de médio corpo, taninos redondos, acidez equilibrada e final frutado.

    Lombo assado: Carne de porco pede um vinho branco mais estruturado ou vinho tinto leve com taninos mais suaves. Experimente com Vinho branco Marqués de Riscal Limousin Rueda ou se preferir vinho tinto, o Vinho português Charamba Douro Reserva.

    Paleta de Cordeiro é um corte clássico da parte superior da pata dianteira do cordeiro. Tem pouca gordura e por isso recomenda-se um vinho tinto seco, encorpado como o espanhol Monte Araya Rioja Reserva.

    Sobremesa

    E o chocolate?

    O chocolate é o querido das crianças e dos adultos também!

    Para as “crianças” com mais de 18 anos, o chocolate pode ser apreciado com o vinho do Porto Velhotes.

    Outra opção para a tarde de Páscoa é a Colomba Pascal que vai combinar bem com o Espumante Asti Ca’Bianca.

    Ficou com água na boca? Acesse o nosso site e escolha os seus vinhos para a Páscoa.

    Você pode gostar

    Deixe um comentário