• Mulheres no mundo do vinho

    por TodoVino

    Ninguém duvida que o vinho deixou de ser uma coisa só para homens há muito tempo, seja na produção ou na hora de desfrutar de uma boa taça.  

    Antigamente as mulheres não iam às vinícolas e nem percorriam vinhedos. Hoje tudo isso mudou felizmente.

    Atualmente, são muitas as mulheres que se dedicam profissionalmente ao mundo do vinho.  São cada vez mais as mulheres que, apaixonadas pela cultura do vinho, decidem centrar as suas carreiras no setor.

    Os cargos e funções que as mulheres têm desempenhado neste ramo evoluíram ao longo dos anos. Hoje, a indústria vinícola orgulha-se de ser um âmbito igualitário em que já não é estranho ver mulheres ocupando cargos de responsabilidade, sejam: enólogas, sommeliers, diretoras de exportação, marketing e comunicação, gerentes de enoturismo, donas de vinícolas, vencedoras etc.

    Não foi só o mercado profissional de vinho que mudou, o poder de compra e de decisão na escolha do vinho também, e uma das razões é que atualmente existe um número maior de mulheres trabalhadoras e independentes, com mais liberdade econômica e que usufruem da sua vida social fora e dentro de casa, o que reflete num maior número de oportunidades de compras, promovendo assim o consumo de vinho.

    Por estas conquistas, neste Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de março, homenageamos todas as mulheres do setor, que com esforço e dedicação, contribuíram e contribuem para que a presença feminina no mundo do vinho esteja em todas as áreas, sempre.

    Conheça três exemplos de mulheres que conquistaram seu espaço profissional no mundo do vinho:

    Geneviève Janssens, Enóloga Chefe da vinícola Robert Mondavi.

    Geneviève Janssens nasceu no Marrocos e foi criada na França. Seus ancestrais eram agricultores que cultivavam uvas e alfafa. Seu pai continuou a tradição em Provence, onde cultivou variedades de uvas Rhône.

    Depois de obter seu Diploma Nacional de Enologia em 1974 pela Universidade de Bordeaux, ela se tornou uma enóloga de sucesso com seu próprio laboratório e empresa de consultoria. Geneviève Janssens, recebeu uma das maiores honras do setor, sendo nomeada Enóloga do Ano em 2010 pela Wine Enthusiast.

    Francisca Van Zeller, importante figura feminina na viticultura portuguesa

    Filha do pioneiro do vinho em Douro, Cristiano Van Zeller, Francisca carrega com leveza e graciosidade o apelido Van Zeller que está ligado aos vinhos do Douro desde o século XVII.

    Francisca cresceu entre vinhas e desde 2013 é brand manager e gestora de mercados da Quinta Vale D. Maria. Também se dedica a importantes projetos de consultoria na área de vinhos, gastronomia e turismo do Douro, como o novo Museu do Vinho do Porto.

    Véronique Torcolacci é enóloga chefe da conceituada vinícola francesa Maison Gabriel Meffre

    O vinho sempre fez parte da vida de Véronique. Em sua casa, seus pais apreciavam vinhos com as refeições, pois era uma tradição familiar.

    Quando adulta, ao apreciar um vinho, foi claramente atraída pelos aromas e sabores e desde então ficou claro que queria estudar enologia

    Como mulher, na época, não foi fácil ingressar profissionalmente no âmbito conservador do vinho, mas Véronique não desistiu. Hoje, como enóloga chefe na Maison Gabriel Meffre, é responsável pela produção dos vinhos da linha francesa Wild Pig.

    Você pode gostar

    Deixe um comentário