• Enólogo: saiba como prestigiar esse profissional!

    por TodoVino

    Ao apreciar uma boa taça de vinho, você imagina quais profissionais estão por trás dela? Além de muitas pessoas que trabalham no cultivo da terra, na colheita e no processo de produção da bebida, está o enólogo: o especialista em enologia.

    É ele quem dá a personalidade à bebida, combinando uvas, determinando técnicas, escolhendo o terroir e todos os detalhes que elevam os vinhos a patamares ainda maiores por suas peculiaridades.

    Dia 22 de outubro é comemorado o dia do enólogo, sendo assim, nada mais justo que prestigiar esse profissional que elabora essa bebida dos deuses com uma boa taça de vinho. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe!

    Afinal, o que é enologia?

    Segundo o dicionário, enologia é “a ciência que trata do vinho, da técnica de produzi-lo e de sua conservação”. Dessa maneira, ela estuda tudo o que for relacionado à bebida, desde o solo em que as uvas serão plantadas passando por todos os processos até a escolha da garrafa em que o vinho é envasado.

    Não podemos confundir a enologia com a viticultura ou vinicultura. A primeira estuda apenas o cultivo da uva para a produção do vinho, já a segunda é relacionada às características culturais que acercam essa bebida.

    Concluindo, a enologia é o conjunto de conhecimento científico sobre as variadas áreas relacionadas ao vinho. Entre as matérias que servem de base para a formação do enólogo estão: geologia, botânica, microbiologia, química, física e outras. Além das específicas, como vinificação viticultura, marketing de vinhos, controle de qualidade e análise sensorial.

    Qual é a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier?

    É comum a confusão entre os termos. Afinal, todos têm a ver com o vinho, mas cada um tem a sua função específica. O enólogo é o profissional que estuda e detém conhecimentos científicos sobre os vinhos, como se fosse um cientista dos vinhos.

    Assim, ele está ligado às técnicas de produção da bebida, desde o cultivo das uvas, passando por todas as etapas, até chegar ao resultado. É ele quem faz os blends, por exemplo, para obter a porcentagem ideal de cada uva para um vinho perfeito.

    Já o enófilo é a pessoa que estuda e aprecia os vinhos, tem muito conhecimento sobre a bebida, mas não trabalha na produção dela. Por fim, o sommelier é o profissional que escolhe, compra, elabora cartas de vinhos nos restaurantes e é responsável pela comunicação do vinho aos consumidores. Ele também sugere as harmonizações, faz indicações aos clientes e, em muitos estabelecimentos, serve-os nas taças e temperaturas recomendadas.

    Quais são os enólogos mais renomados?

    Ao escolher um vinho, geralmente, olhamos o tipo, a uva e o terroir. Mas ao saber quem é o enólogo que está por trás daquela bebida, podemos ter uma melhor noção do que esperar dela. Afinal, eles também imprimem a sua personalidade nela. A seguir, confira alguns desses profissionais.

    Sergio Eduardo Casé: Trapiche

    Sergio Eduardo Casé, Chefe de Enologia da Trapiche, iniciou seu trabalho na vinícola no ano de 2000. Seu amor pela viticultura começou muito antes, precisamente na infância. Gerações e gerações de vinicultores foram sua inspiração para se dedicar desde os 13 anos a aprender sobre este mundo complexo da mão de seu pai, com quem produziu vinhos espumantes em uma vinícola cooperativa na província de Mendoza.

    Domingos Soares Franco: Periquita

    Sob a orientação de Domingos Soares Franco – o primeiro Enólogo português formado pela reconhecida Universidade de Davis, na Califórnia – uma equipe de enólogos criteriosamente escolhida por ele, é responsável por conduzir um vasto conjunto de investigações, estudos, experiências e inovação, que tornam a José Maria da Fonseca pioneira em matéria de Enologia em Portugal e no Mundo.

    Frederic Barnier: Maison Louis Jadot

    Frederic Barnier foi convidado a assumir a Maison Louis Jadot, Borgonha, em 2010, com a missão de não mexer nos rótulos da vinícola. Ou seja, fazer os vinhos da mesma maneira todos os anos. A filosofia da casa é deixar o terroir e os vinhos se pronunciarem em vez do estilo do produtor, mantendo a tradição do lendário enólogo Jacques Lardière.

    Santiago Deicas: Familia Deicas

    O enólogo Santiago Deicas da Bodega Familia Deicas é a terceira geração à frente da Vinícola e foi a única personalidade uruguaia reconhecida pela prestigiosa revista britânica “Decanter” como um dos 5 enólogos mais influentes da América Latina. A revista britânica não só destaca Santiago entre as 5 personalidades mais influentes da América do Sul, mas também o considera entre as 10 melhores de toda a América, o que é um reconhecimento único na história do vinho uruguaio.

    Christian Moueix: Jean-Pierre Moueix

    No mundo do vinho, poucos têm a experiência de Christian Moueix. Com mais de cinquenta anos de produção de vinhos na margem direita de Bordeaux na França e trinta e oito no Vale de Napa na Califórnia, seu histórico no velho e no novo mundo lhe deu insights incomparáveis. Filho do lendário Jean-Pierre Moueix, Christian nasceu em Libourne em 1946. Após concluir os estudos de engenharia agrícola em Paris e pós-graduação em viticultura e enologia na Universidade da Califórnia, Davis, ele retornou à França.

    Geneviève Janssens: Robert Mondavi

    Geneviève Janssens nasceu no Marrocos e foi criada na França. Seus ancestrais eram agricultores que cultivavam uvas e alfafa. Seu pai continuou a tradição em Provence, onde cultivou variedades de uvas Rhône. Depois de obter seu Diploma Nacional de Enologia em 1974 pela Universidade de Bordeaux, ela se tornou uma enóloga de sucesso com seu próprio laboratório e empresa de consultoria e em 1997 se tornou diretora enóloga chefe na Robert Mondavi.

    George Duboeuf: George Duboeuf

    O francês deixou a escola aos 19 anos para se dedicar aos vinhedos da família. A vinícola George Duboeuf nasceu em 1964, na Borgonha, e traz a personalidade do enólogo: vinhos frutados, vibrantes e com alta intensidade aromática. É conhecido como o rei de Beaujolais — um tipo de vinho francês de origem controlada.

    Gabriel Mustakis: Viña San Pedro

    Agrônomo e enólogo da Pontificia Universidad Católica do Chile, é membro da equipe enológica Viña San Pedro desde 2018. Atualmente é enólogo na Bodega Cachapoal Andes do grupo Viña San Pedro, onde é responsável pelos cinco vinhos icônicos da vinícola: Altair, Cabo de Hornos, Sideral, Kankana del Elqui e Tierras Moradas. De acordo com Gabriel, a paixão pelos vinhos e pela indústria lhe deu a oportunidade de enfrentar grandes desafios, que o fizeram crescer profissionalmente e pessoalmente e que ser enólogo de vinhos finos na Viña San Pedro é um passo muito importante na sua carreira.

    Como celebrar essa profissão?

    Há de se concordar que a melhor maneira para celebrar o trabalho do enólogo é apreciando bons vinhos. Chame os amigos que também gostam da bebida ou a sua companhia preferida e faça uma degustação. Comece pelos vinhos mais leves, passando pelos de médio corpo até os mais encorpados.

    Na dúvida, inicie com um branco até chegar em um Malbec, por exemplo. Que tal aproveitar que você conheceu alguns dos enólogos mais famosos e experimentar as suas criações? A seguir, confira as nossas sugestões:

    Christian Moueix

    Sergio Eduardo Casé

    Domingos Soares Franco

    Frederic Barnier

    George Duboeuf

    Geneviève Janssens

    Santiago Deicas

    Gabriel Mustakis

    Viu como é possível prestigiar o trabalho do enólogo com muito estilo? Prepare petiscos e pratos para harmonizar com os vinhos e aprecie cada gole da bebida. Dessa maneira, você perceberá o que cada um desses profissionais quer transmitir com a sua arte.

    Quer saber todas as nossas novidades em primeira mão? Então, assine o nosso newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente na caixa de entrada do seu e-mail. Que tal?

    Você pode gostar

    2 comentários

    Conheça os 4 melhores vinhos rosés e saiba como escolher o melhor para você 06/02/2020 - 14:43

    […] de um tipo de vinho tinto ou de uma “sobra”. Um vinho rosé é elaborado desde a criação do enólogo para ser o que é. Quer entender mais sobre essa bebida que ganha cada vez mais destaque? Continue […]

    Responder
    Santos 04/10/2020 - 15:44

    Interessante esse conteúdo. Estou tentando me iniciar nesse mundo do vinho. Tentando desmistificar, porquê é um meio bastante complexo.

    Responder

    Deixe um comentário