• Quer saber por que a cerveja alemã é tão especial? Veja aqui!

    por TodoVino

    Todo bom cervejeiro precisa saber um pouco mais a respeito da cerveja alemã, afinal, a Alemanha tem fama mundial de ser o “país das cervejas”. De fato, esse título não é à toa, já que a indústria cervejeira alemã, com mais de 1000 cervejarias ativas, opera de acordo com a lei da pureza.

    A referida lei estabeleceu que, para que uma bebida seja considerada uma cerveja, ela precisa ser feita apenas com água, malte, lúpulo e levedura. Já deu para notar o quanto os alemães levam a sério a cerveja, certo? Por isso, vamos explicar algumas características das cervejas alemãs, que as diferenciam das demais. Confira!

     A cerveja alemã preza pelo cultivo da tradição

    A questão com a pureza faz parte da manutenção de uma tradição que remonta ao ano de 1516, ocasião em que o duque da Baviera instaurou a lei chamada “Reinheitsgebot”.

    Uma curiosidade atrelada a essa lei da pureza é justamente compreender que a expressão “puro malte”, usada até hoje entre as rodas de amantes da bebida, tem a sua origem nesse episódio histórico.

    Vale ressaltar que quando ela foi promulgada, a lei referia-se apenas a 3 ingredientes: água, malte e lúpulo, já que eles não tinham conhecimento do que era a levedura na época. Séculos depois, com o descobrimento científico sobre o processo de fermentação, a levedura foi acrescentada à lei.

     A bebida é fabricada com alto padrão de qualidade

    A cerveja alemã está tão interligada com a cultura do local, que é natural entender o quanto os alemães prezam pela bebida e por que eles são exigentes em relação a sua qualidade.

    A devoção à bebida é tamanha que muitos realmente tratam a bebida como um alimento, o famoso “pão líquido”.

    Os ingredientes usados são selecionados rigorosamente

    Outro aspecto que merece atenção é que, desde a lei da pureza, os alemães seguem preocupados com a forma de fabricação da cerveja, seus ingredientes e suas propriedades.

    E por falar em ingredientes, muitos mantêm a combinação básica do puro malte e não ousam adicionar elementos em busca de sabores mais inovadores.

    Já que estamos falando dessa bebida tão importante para os alemães, vale ressaltar que existem alguns exemplos de cerveja alemã que são apreciados ao redor do mundo, como a Pilsner, a Märzen, a Schwarzbier, a Hefeweizen e a Dunkel.

    Como vimos, em razão do extremo cuidado na fabricação da cerveja alemã, da busca por ingredientes selecionados e da elevada atenção ao padrão de qualidade, sem dúvida alguma estamos falando de uma bebida única.

    Agora que você já sabe por que a cerveja alemã é tão especial, continue por aqui e saiba mais sobre a cerveja britânica!

    Você pode gostar

    Deixe um comentário