Não tem como negar: a cerveja é uma paixão de grande parte dos brasileiros. O que antes era limitado à compra e ao consumo, hoje se tornou comum também encontrarmos microcervejarias locais de amantes da bebida. O crescimento de interessados em entrar no mundo do malte é constante. Por isso, preparamos um glossário completo, tanto para quem já conhece o universo cervejeiro quanto para quem ainda está entrando.
Nesse universo, são inúmeras as particularidades, entre elas os termos e palavras que devem ser de conhecimento obrigatório para qualquer admirador da bebida. O consumo começou ainda no tempo do Brasil imperialista, quando os imigrantes fabricavam a cerveja para o seu próprio consumo.
Quer conhecer o glossário cervejeiro indispensável para qualquer amante de cerveja? Continue a leitura!
APP
Sigla da expressão “Álcool Por Peso”. Em inglês, é conhecido como ABW (Alchool by weight). Indica o teor alcoólico da cerveja e é representado pelo percentual do peso do álcool no volume total analisado da bebida.
Açúcar-cande
Este é o tipo de açúcar utilizado na produção de cervejas. É adicionado às misturas como forma de aumentar o teor alcoólico da bebida, sem que isso interfira no corpo e na textura. Pode ser chamado também de açúcar-cândi ou açúcar de farmácia.
Adstringência
É como é chamada a sensação de repuxamento e secura da boca e da língua após o consumo de uma cerveja. É provocada por algumas substâncias da produção, como o tanino, e também pode ser descrita como uma contração dos músculos.
Alta fermentação
Este é processo que acontece na superfície, a uma alta temperatura.
Antioxidante
É uma substância misturada à cerveja para que ela fique protegida contra a oxidação causada pelo contato com o oxigênio do ar.
Baixa fermentação
É o processo de fermentação que acontece no fundo do recipiente, a uma baixa temperatura.
Barril
Nome dado ao recipiente utilizado para o armazenamento da cerveja que ainda não foi pasteurizada. Pode ser feito de madeira ou de alumínio e é responsável por acrescentar aromas e sabores do material, como o carvalho, por exemplo.
Beautiful Beer
Movimento inglês que tinha o objetivo de valorizar a cultura cervejeira. Isso acontecia por meio da sofisticação da bebida, que antes era vista como popular e sem personalidade.
Beer Barel
Unidade de medida de volume. Corresponde a 119,2 litros nos Estados Unidos e a 163,65 na Inglaterra.
Belgian Lace
Nome dado à espuma que fica na lateral do copo enquanto ele é esvaziado. Parece uma nuvem leve e branca.
Carbonatação
Característica da cerveja que agrega o aspecto de espumante. A efervescência é causada pelo dióxido de carbono (CO₂), resultado da fermentação ou da adição artificial.
Cereal
Planta rica em proteínas, utilizada na produção de cervejas. Pode ser trigo, sorgo, aveia, milho, soja, centeio, cevada ou arroz. Seu nome vem da deusa Ceres, considerada a deusa da fertilidade e da colheita.
Corpo
Sensação que a bebida proporciona na boca e que pode indicar o peso, fluidez e viscosidade. Existem cervejas mais ou menos encorpadas.
Densidade final
Nome dado ao grau de concentração das substâncias que não fermentam e que permanecem na cerveja após o processo de fermentação.
Densidade original
Grau de concentração das substâncias fermentáveis e não fermentáveis que se dissolvem antes do processo de fermentação.
EBC (European Brewery Convention)
Nome da associação criada na década de 1940, com o objetivo de estimular o desenvolvimento científico das cervejas. Atualmente, pode ser usado como unidade de medida de cor e amargor das bebidas.
Fermentação
Nome dado ao processo causado pelas sustâncias que fermentam a bebida. Isso acontece por meio de reações químicas que transformam os carboidratos em álcool.
Gushing
Espuma que é expulsa de forma rápida quando uma garrafa ou lata é aberta depois de ser agitada em demasia. Pode também estar presente em casos de contaminação da bebida durante a sua produção.
Homebrew
É como é chamada a produção caseira de cerveja, em pequenas quantidades, de forma artesanal e instalações não industriais.
Levedura
Micro-organismos utilizados para fermentar a cerveja a partir do açúcar. Isso acontece por meio da transformação do carboidrato em álcool.
Lúpulo
Ingrediente presente na cerveja que atua como conservante e também oferece aroma e amargor à bebida.
Malte
Cereal germinado e seco utilizado para transformar o amido em açúcar fermentável nas produções de cerveja.
Oxidação
Reação química que deteriora a cerveja. É causada pelo contato com o oxigênio que faz com que a cerveja perca seus elétrons.
Tipos de cervejas
Além dos termos listados, um cervejeiro precisa conhecer os tipos de cerveja, pois elas podem variar de acordo com a sua fermentação. Veja algumas delas.
Lager
Cervejas de baixa fermentação. Feitas com levedo que atua em baixas temperaturas na parte de baixo do tanque. Seu sabor lembra o malte e o lúpulo.
Bock
Cerveja maltada, avermelhada e com alto teor alcoólico. Seu consumo é mais indicado no inverno.
Ale
Produzida com levedo que fermenta em temperaturas altas e na superfície do recipiente. Chamadas de cervejas de alta fermentação, elas têm aroma frutado.
Weissbier
Cerveja que leva malte de trigo e cevada; a famosa cerveja alemã de trigo. A bebida é clara, mas também é turva em função do fermento. É encorpada e pode ser apreciada em qualquer estação do ano.
India Pale Ale (IPA)
A IPA é uma cerveja forte e amarga. Sua produção passa por maltagem e leva lúpulo, que resulta em uma bebida bastante característica.
Stout
Cerveja grossa e encorpada. Seu processo de fermentação faz com que ela fique preta, bem escura.
O universo cervejeiro reserva muitas surpresas. Além das particularidades da produção, existe uma infinidade de tipos e sabores disponíveis no mercado. O mais interessante, é provar e descobrir as suas preferências.
Agora que você já está por dentro do glossário cervejeiro, aproveite e conheça mais sobre a cerveja Pilsen e as suas principais características.
7 comentários
[…] você sabe o que são as escolas cervejeiras? Elas são regiões que produzem a bebida há anos, têm os […]
[…] de mais nada, você sabe o que são as escolas cervejeiras? Se você imaginou algum tipo de curso para aprender a fazer a bebida ou a degustá-la, você […]
[…] termo carbonatação se refere a uma característica que proporciona um efeito espumante. Essa efervescência é […]
[…] A produção da cerveja artesanal envolve vários processos. Veja, a seguir, o passo a passo até o envasamento da bebida e conheça alguns termos do glossário cervejeiro. […]
[…] não é mesmo? Para isso, é bom entender um pouco sobre os tipos. Para simplificar, podemos classificar as bebidas pelo tipo de fermentação: Lager, Ale e Lambic. Dentro desses dois grupos, existem mais […]
[…] tem uma característica especial que a difere das outras. Ela faz releituras de grandes clássicos cervejeiros adicionando maior carga de seus lúpulos inconfundíveis e […]
[…] bom cervejeiro precisa saber um pouco mais a respeito da cerveja alemã, afinal, a Alemanha tem fama mundial de […]