• India Pale Ale: já conhece a cerveja IPA? Mostramos para você!

    por TodoVino
    Duas latas de cerveja Brewdog, moça segurando um copo

    A India Pale Ale, ou simplesmente cerveja IPA, contém alto teor de lúpulo, o que confere sabor mais amargo e um aroma diferenciado. Além disso, seu teor alcoólico é mais alto do que outras versões da bebida. 

    Em função do amargor, é comum que algumas pessoas não aprovem essa cerveja. No entanto, o paladar é algo a ser desenvolvido, não é mesmo? O mesmo ocorre com quem prefere vinhos doces — até experimentar uma versão seca e de boa qualidade da bebida. 

    A cerveja IPA, inclusive, pode ter um sabor frutado, dependendo do tipo de lúpulo utilizado. Quer saber mais sobre essa bebida e descobrir como harmonizá-la com os alimentos? Então, continue a leitura do nosso post!

    Como surgiu a cerveja IPA?

    A origem da India Pale Ale remonta ao século XVII. A cerveja teria surgido em 1760, em função da necessidade do Império Britânico enviar a bebida para sua colônia, na Índia. Como o clima indiano era muito quente, a fabricação local era inviável.

    Porém, como o lúpulo já era conhecido como um conservante natural, a solução para conseguir enviar a cerveja para a Índia, em uma viagem de navio que durava meses, era acrescentar grande quantidade desse ingrediente. 

    No entanto, algumas pesquisas recentes desmentem tal hipótese, pois em 1711 as cervejas Porter e Pale Ale já eram exportadas com sucesso para a Índia. Isso indica que, bem antes da suposta origem, os ingleses já sabiam que cervejas com maior teor alcoólico e alta quantidade de lúpulo resistiam melhor a longas travessias. 

    Curiosidades à parte, essa forma de produção perdeu força quando métodos mais eficientes de refrigeração foram desenvolvidos. No entanto, a partir da década de 1970, as cervejarias artesanais norte-americanas retomaram essa forma de produção da bebida que, alguns anos depois, também passou a agradar o paladar brasileiro. 

    Hoje, a cerveja India Pale Ale é considerada uma das mais populares do mundo.

    Quais são as variações da cerveja IPA?

    Dentro da categoria de cervejas IPA, existem algumas variações. Confira:

    • a versão Session IPA tem menor teor alcoólico (em torno de 4 % a 5%);
    • já a Punk IPA, apesar do amargor, tem aroma frutado e um toque de caramelo. O teor alcoólico é de 5,6%;
    • a Coffee IPA leva grãos de café (com torra leve), o que confere um sabor intenso que combina com o amargor do lúpulo;
    • a Torpedo Extra IPA tem 7,2% de teor alcoólico e um aroma cítrico, de frutas tropicais e pinho;
    • a cerveja Imperial ou Double IPA tem maior concentração de lúpulo. Para equilibrar o sabor, utiliza-se uma quantidade maior de malte, resultando em um teor alcoólico acima de 7%;
    • a versão Dry-Hopped consiste na infusão de lúpulo seco, diferentemente da adição do produto quando o líquido está fervendo. Com isso, o aroma fica mais forte e as notas frutadas se destacam;
    • as cervejas do tipo Indian Black Ale contêm maltes tostados e torrados entre os ingredientes, e seus aromas remetem ao café e ao chocolate amargo.

    Como consumir a cerveja Indian Pale Ale?

    A temperatura ideal para o consumo da cerveja IPA fica entre 7ºC e 10ºC. Embora algumas pessoas prefiram consumi-la em temperaturas mais baixas, isso pode comprometer o sabor da bebida.

    Isso acontece porque quanto mais baixa a temperatura, mais as papilas gustativas perdem a sensibilidade, fazendo com que o consumidor não sinta o sabor do produto em toda a sua intensidade. 

    Também existe um copo ideal para seu consumo que deve ter as bordas mais largas. A razão disso é que esse copo permite que o consumidor sinta todos os aromas da bebida. Normalmente, a recomendação é consumir cervejas leves em copos mais estreitos e encorpadas nos mais largos.

    Como harmonizar a cerveja IPA com alimentos?

    A harmonização de bebidas e alimentos consiste em saber fazer a melhor combinação entre ambos, de forma a destacar algumas características. A degustação dos dois elementos juntos deve ser uma experiência mais prazerosa do que quando consumidos separadamente. Em alguns casos, pode até surgir um terceiro sabor. 

    No caso das combinações entre cervejas e alimentos, há duas maneiras de harmonizar:

    • por semelhança, ou seja, combinando alimentos com características parecidas com as da bebida;
    • por contraste, que produz o efeito contrário, mas acentua alguns sabores. 

    Além disso, é importante ter atenção à intensidade da cerveja. Bebidas mais leves podem ser combinadas com pratos igualmente delicados, enquanto as mais fortes pedem alimentos encorpados. 

    No caso das cervejas IPA, que apesar do amargor têm notas frutadas ou até adocicadas, a dica para se obter um bom contraste é utilizar alimentos mais gordurosos. Carne vermelha, hambúrgueres ou mesmo um queijo do tipo gorgonzola, mais forte, fazem boas combinações. 

    Experimente, por exemplo, colocar um pedaço do queijo (gorgonzola) na boca e, ao mesmo tempo, um gole da cerveja IPA: as notas frutadas da bebida vão se destacar e o sabor será bastante diferente do que o consumo dos dois itens de forma separada!

    No entanto, é preciso cuidado nas combinações, pois o amargor pode se sobressair e prejudicar a harmonização. 

    Alguns alimentos (além dos já citados) que harmonizam bem com a India Pale Ale são:

    • carnes com molho barbecue ou chili;
    • pratos da culinária indiana;
    • pratos com condimentos picantes e molho de soja;
    • cogumelos;
    • queijos maturados;
    • guacamole, tacos e tortilhas;
    • linguiças;
    • batatas e pimentões recheados;
    • massas ao molho pesto;
    • salmão. 

    Entretanto, é importante destacar que certos alimentos podem se transformar em péssimas combinações com a cerveja IPA. O sabor amargo do lúpulo pode evidenciar, por exemplo, ingredientes como a pimenta.

    Assim, é preciso manter certa parcimônia para evitar excessos que podem se tornar desagradáveis ao paladar. Além disso, alimentos mais delicados ou com sabores sutis, como saladas, legumes ou queijo branco, não conferem o equilíbrio necessário e podem fazer com que o sabor amargo da cerveja IPA se sobressaia. 

    Quer começar agora mesmo a fazer suas harmonizações e conhecer melhor a cerveja India Pale Ale? Então confira nossa seleção exclusiva com os melhores rótulos do mercado!

    Você pode gostar

    3 comentários

    Glossário cervejeiro: entenda os termos mais importantes - Blog da TodoVino - Tudo sobre vinhos e cervejas 20/04/2020 - 16:19

    […] IPA é uma cerveja forte e amarga. Sua produção passa por maltagem e leva lúpulo, que resulta em uma […]

    Responder
    Cervejas americanas: conheça as particularidades e os tipos! - Blog da TodoVino - Tudo sobre vinhos e cervejas 11/08/2020 - 17:40

    […] Nevada Hop Bullet Double IPA: no estilo American Double India Pale Ale, essa cerveja tem adição de pó de lupulina, a fim de intensificar ainda mais as notas cítricas […]

    Responder
    Conheça agora mesmo os 6 diferenciais da cerveja escocesa Brewdog! - Blog da TodoVino - Tudo sobre vinhos e cervejas 17/08/2020 - 17:56

    […] em barris e muitas receitas experimentais. Entre as mais famosas se encontram a Punk IPA e a India Pale Ale. A primeira é uma cerveja que apresenta uma coloração amarelo brilhante, intenso aroma de frutas […]

    Responder

    Deixe um comentário