P
Para saber como é feita a cerveja, é importante entender como funciona cada etapa do processo de fabricação. Ela é feita basicamente com quatro ingredientes: água, levedura, lúpulo e malte.
Não existe uma data definida para a invenção da cerveja, entretanto, o que se sabe é que ela é considerada uma das bebidas mais antigas da humanidade. Seus primeiros registros datam de 5.000 a.C.
As leveduras são os micro-organismos (ou fungos) responsáveis pela fermentação da cerveja. O lúpulo é uma flor que confere o amargor e o aroma, além de ser o conservante natural da bebida. Já o malte se origina de diversos cereais, como o trigo, a cevada, o milho, o centeio e o arroz.
Para um melhor entendimento sobre o assunto, vamos comentar sobre os tipos de cerveja, cada uma das etapas do processo para a sua fabricação e algumas curiosidades. Boa leitura!
Tipos de cervejas
As cervejas podem ser industrializadas ou artesanais. As primeiras são as bebidas populares fabricadas em alta escala com ingredientes mais baratos, como meio de reduzir o custo. Já as cervejas artesanais são produzidas em menor escala, com ingredientes melhores. É um processo mais demorado, mas que garante uma experiência sensorial marcante.
Para quem precisa dirigir ou quer evitar os momentos de ressaca, existem as cervejas sem álcool, as quais são feitas por meio da interrupção da fermentação no Brasil. Entretanto, existem outras técnicas com as quais é possível chegar a uma bebida sem teor dessa substância.
Há uma grande variedade de cervejas no mundo, classificadas em “famílias”. Veja algumas, a seguir.
Família Lager
As cervejas da família Lager apresentam baixa fermentação. A Pilsener é um dos estilos mais conhecidos.
Família Ale
Essa cerveja tem alta fermentação e, de modo geral, é mais complexa. É muito difundida na Bélgica, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Os estilos que representam a família Ale são: India Pale Ale (IPA), Strong Golden Ale, Witbier e Weiss.
O estilo India Pale Ale (IPA) tem uma forte presença de lúpulo, o que proporciona uma sensação de amargor e refrescância.
Fermentação espontânea
Esse é um tipo raro de cerveja. A fermentação ocorre de forma espontânea por agentes naturais encontrados no ar e no ambiente da cervejaria, que são típicos da região onde a bebida é produzida. É muito comum na região de Lambic, ao redor de Bruxelas, na Bélgica.
Etapas do processo de fabricação da cerveja
Antes de serem engarrafadas, as cervejas passam por um longo processo que envolve várias etapas, em geral, desconhecidas pela maioria das pessoas por serem pouco divulgadas. Acompanhe o passo a passo da fabricação!
Maltagem
A produção da cerveja se inicia com a maltagem — processo que dura cerca de oito dias e tem por objetivo obter o malte, que é a base da bebida. Os cereais, como o trigo e a cevada, são colocados em um tanque para serem umedecidos e germinarem. Depois, são torrados para que o amido dos grãos se transforme em açúcar fermentável.
O processo de maltagem é necessário para interromper a germinação e definir cor, sabor e aroma do grão.
Brassagem ou mosturação
Nessa etapa, ocorre a moagem do malte e a adição de água quente para o preparo do chamado mosto, que é como um chá grosso e doce. Após, em média, 5 horas de cozimento, essa mistura vai para outro tanque, a fim de receber os ingredientes restantes da cerveja.
Um deles é o lúpulo, uma flor que imprime um sabor mais amargo na bebida e age como um tipo de conservante natural. Esse processo pode adicionar amargor e aroma à cerveja.
Fermentação
Nessa etapa, a levedura é acrescentada para transformar o açúcar em álcool. Com relação às cervejas de baixa fermentação, esse processo ocorre em baixas temperaturas e as leveduras decantam no fundo do tanque.
Nas bebidas que apresentam alta fermentação, as leveduras sobem para o topo do tanque, após o processo de fermentação, que ocorre em temperaturas mais elevadas.
Maturação
Após o processo de fermentação, a bebida é resfriada e entra na chamada “fase de maturação”, em que o líquido repousa e o corpo, o sabor e o aroma são definidos. Esse processo dura por volta de 21 dias, entretanto, varia bastante, pois depende do estilo de produção do cervejeiro.
Filtragem
Após o período da maturação, a cerveja já poderia ser consumida. Entretanto, o líquido ainda contém algumas partículas sólidas. Para serem eliminadas, podem ser filtradas. Essa etapa deixa a bebida mais límpida e brilhante.
É importante observar que algumas cervejas, como as feitas de trigo, não passam pelo processo de filtragem.
Envase
Nessa etapa, a cerveja é envasada em latas, garrafas ou barris. A vidragem de cor âmbar da garrafa é um fator importante para a conservação da bebida, pois a incidência da luz causa reações químicas que dão ao líquido um sabor desagradável.
Pasteurização
A pasteurização um processo utilizado para eliminar microrganismos que podem fazer mal à saúde. A cerveja será aquecida e esfriada em seguida até atingir a temperatura do ambiente, sofrendo um choque térmico. Esse processo amplia o período de validade das bebidas.
Fatores que podem mudar o aroma e o sabor da cerveja
Depois de conhecer as etapas do processo de como é feita a cerveja, é hora de conhecer alguns aspectos que podem modificar o seu aroma e sabor e, por isso, são etapas que devem ser feitas com certa cautela.
Colarinho
O colarinho pode influenciar positivamente no sabor da cerveja. Como ela é uma espuma formada de açúcares, componentes do lúpulo e proteínas, ela consegue diferenciar o sabor final.
Além disso, o colarinho diminui o contato que a cerveja teria com o ar, o que evita mudanças de sabor significativas, além de auxiliar a manter a temperatura da bebida.
É importante sempre verificar a criação do colarinho em cervejas que normalmente a apresentam, caso contrário, esse é um sinal de que a saúde da bebida não está das melhores, como problemas de contaminação, prazo de validade ou defeito de fábrica.
Lúpulo
Principal ingrediente na produção de cervejas, o lúpulo tem o papel de nivelar o amargor e o aroma das bebidas, por meio da liberação de óleos essenciais, resinas e polifenóis.
O lúpulo é geralmente adicionado em duas etapas da produção: no início do processo de fervura, no qual é extraído do o amargor da planta. No final da fervura, a bebida consegue extrair os seus aromas.
Composição nutricional da cerveja
Muitas pessoas acabam evitando o consumo de cerveja pelo risco de ganhar peso, principalmente se consumida em grandes quantidades. Confira, a seguir, algumas informações sobre a tabela nutricional na cerveja. Porém, tenha em mente que os valores podem mudar, a depender da composição de cada bebida.
Uma garrafa de cerveja contendo 330,0 ml pode conter:
- 149 calorias;
- 0,0g de gordura;
- 11,7g de carboidratos;
- 1,5g de proteína.
Principais erros na produção de cerveja
Apesar de não ser um procedimento tão complexo, podem existir erros que acarretem a mudança do gosto, do aroma ou até mesmo que provoquem uma perda considerável da qualidade da bebida. Por isso, confira a seguir alguns dos erros cometidos nesse processo:
- moagem muito grossa ou muito fina;
- baixa conversão enzimática;
- controle de temperatura inadequado;
- fervura feita de maneira inadequada;
- lavagem e/ou filtragem curtas;
- período de resfriamento muito curto;
- não inocular o fermento corretamente;
- sanitização.
Ao produzir uma cerveja, é importante ter responsabilidade e higiene em todas as etapas até o seu consumo, afinal, além dos problemas relacionados a um gosto insatisfatório da cerveja, os consumidores também podem ter problemas de saúde decorrentes de intoxicação alimentar.
Entender como funciona esse processo também auxilia nas escolhas das bebidas, já que ao entender as diferenças de sabor e aroma que cada etapa pode trazer, será mais fácil escolher àquelas que atenderão melhor ao seu gosto.
Gostou de saber um pouco mais sobre a fabricação de cervejas? Então, siga as nossas redes sociais para acompanhar postagens com informações interessantes sobre o mundo da cerveja. Estamos no Facebook e no Instagram!
4 comentários
[…] processo de fabricação da Pilsen segue a famosa Lei da Pureza Alemã, que considera apenas quatro ingredientes na […]
[…] cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, acompanhando diversos momentos de seus […]
[…] A cervejaria alemã Ayinger foi criada em 1878 em Aying (região da Bavaria) e recebeu vários prêmios por sua qualidade e excelência devido aos ingredientes que utiliza na fabricação das cervejas. […]
Interessante,muito útil.