• Vinhos e Outono: tudo a ver!

    por TodoVino

    O outono é uma das quatro estações do ano e representa a transição entre o verão e o inverno. Por isso, ele apresenta características das duas estações.

    O equinócio de outono é responsável pelo início da estação que é entre os dias 20 e 21 de março no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte, ele se inicia entre os dias 22 e 23 de setembro.

    Nesta estação, destaca-se a queda da temperatura e a diminuição dos períodos de chuva.

    Na viticultura, o início do outono marca o fim da colheita, dando lugar a uma paisagem deslumbrante com uma nova coloração das folhas das videiras, o verde se descolore e algumas variedades adquirem um tom alaranjado e avermelhado, podendo chegar até a cor ferrugem.

    Em relação ao vinho, a escolha da bebida para o outono pode ser um desafio para os enófilos. É preciso estar atento aos rótulos que combinam com as características da estação.

    Com temperaturas mais amenas que o verão, no outono a gastronomia também muda de acordo com a estação. Os pratos ganham mais estrutura e por isso ideal o ideal é procurar por vinhos com um pouco mais de corpo, com acidez e taninos médios que acompanham os sabores.

    Os vinhos indicados para esta estação são os brancos elaborados com as variedades Chardonnay, Sémillon, Viognier, Grenache Blanc, Marsanne e Roussanne.

    Para os tintos, os indicados são os elaborados com as variedades Barbera, Carmènére, Cabernet Franc, Grenache, Merlot, Sangioveses e Zinfandel.

    Os vinhos de corpo médio, são também chamados de “vinhos gastronômicos” por causa da sua excelência capacidade de harmonização com uma vasta gama de alimentos. De modo geral, estes vinhos são caracterizados por aromas dominantes de frutas vermelhas.

    Acesse nosso site e escolha os seus vinhos que vão te acompanhar neste outono.

    Você pode gostar

    Deixe um comentário