• Cervejas de inverno: confira as 10 melhores opções e aproveite!

    por TodoVino

    Durante o frio, aumenta a procura por bebidas com um teor alcoólico mais elevado, pois elas fornecem a sensação de aquecimento. Assim, além dos vinhos, as chamadas “cervejas de inverno”, encorpadas, de teor alcoólico mais alto e com sabor marcado do malte , também são excelentes opções para serem consumidas nessa época do ano.

    Veja, a seguir, as 10 melhores opções para a estação mais fria do ano e suas harmonizações!

    1. Ayinger Urweisse

    A cervejaria alemã Ayinger foi criada em 1878 em Aying (região da Bavaria) e recebeu vários prêmios por sua qualidade e excelência devido aos ingredientes que utiliza na  fabricação das cervejas.

    De estilo Dunkelweizen, a cerveja Ayinger Urweisse apresenta coloração cobre claro e turva, por não passar por processo de filtração. Tem um intenso aroma de frutas e baunilha e proporciona um paladar seco e refrescante, com ótima carbonatação. Com um teor alcoólico de 5.8%, essa cerveja harmoniza com aves com molho de ervas, joelho de porco com repolho e linguiças em geral.

    2. Benediktiner

    DDe estilo Weissbier, a cerveja alemã Benediktiner surgiu da união entre as cervejarias Bitburger e a Ettal Monastery, que respeita a receita original dos monges beneditinos, desde 1330. Ela pode ser encontrada na versão original ou de trigo.

    A bebida tem um teor alcoólico de 5.4% e corpo leve que proporciona paladar com notas maltadas e florais. Sua versão original apresenta coloração amarelo-palha, boa formação de espuma branca e aroma de pão, com toques florais.

    A cerveja alemã de trigo (weissbier) tem coloração amarela dourada com reflexos âmbar, sendo naturalmente turva, com bom corpo. É frutada (banana) e apresenta uma textura cremosa e macia, com final fresco e levemente picante, com notas de cravo. Sua espuma é densa e abundante. Tem um estilo versátil que permite ser harmonizada com sushi, pratos alemães, saladas, torta de legumes, entre outros.

    3. Duvel

    A cerveja Duvel é uma bebida equilibrada e complexa, que apresenta um sabor inconfundível e agradável. Produzida na Bélgica, essa bebida oferece uma excelente carbonatação e apresenta notas cítricas como “grapefruit”, provenientes da combinação dos lúpulos Saaz e Stryrian Golding.

    Tem um teor alcoólico de 8.5%, espuma branca, densa e cremosa. Tem paladar puro e frescor persistente que harmoniza com peixes fritos, mexilhões, queijos de alta maturação, entre outros.

    4. Duvel Tripel Hop

    Muito aromática, a Cerveja Duvel Tripel, de Belgian Strong Golden Ale, é uma bebida do complexa e também bastante alcoólica (9.5%), sendo perfeita para os apreciadores de bebidas ricas e intensas. Ela é produzida na Bélgica, com uma produção limitada.

    Apresenta cor brilhante e espuma branca, com toques herbais e florais que se complementam com nuances apimentadas e cítricas, finalizados com notas maltadas, que proporcionam sensações de frescor, com um agradável amargor e final persistente. Harmoniza com culinária thai, carnes brancas com molhos condimentados e culinária japonesa.

    5. Faxe 10%

    Originária da Dinamarca, essa cerveja tem coloração escura e uma composição de maltes, que se complementam para oferecer aromas de caramelo e toffee. A Cerveja Faxe é muito apreciada pelos dinamarqueses, por ter um sabor marcante obtido de seus ingredientes selecionados.

    Intensa e com teor alcoólico de 10%, essa cerveja é encorpada, de paladar licoroso e adocicado com uma finalização quente que coloca em evidência o álcool. Harmoniza com sobremesas à base de chocolate, queijo gorgonzola e roquefort.

    6. Liefmans Goudenband

    Considerada como uma das cervejas mais complexas do mundo, a Liefmans Goudenband, de origem belga, é do estilo Flanders Oud Bruin e pertence à família Ale. Ela passa por fermentação mista em tanques abertos e permanece em maturação por 4 a 12 meses.

    Após esse processo, são adicionadas cervejas mais jovens e a fermentação é iniciada novamente. Com um teor alcoólico de 8%, essa cerveja apresenta corpo médio/alto, acidez elegante e proporciona um paladar equilibrado, com final persistente. É recomendada a sua guarda em garrafa para evolução, por anos. Harmoniza perfeitamente com queijos azuis.

    7. Firestone Walker Liefmans West Odnar Ale

    A cerveja Firestone Walker Liefmans West Odnar Ale é uma bebida muito especial que resultou do envelhecimento da premiada Goudenband Oud Bruin (cervejaria Liefmans) em barris americanos e franceses na Califórnia. Após o término da maturação, o Master Blender da Liefmans viajou até a Firestone para selecionar os melhores barris e ainda misturar com uma cerveja envelhecida com uvas Viognier e a cerveja Wild Luponic para acrescentar ainda mais complexidade. Apresenta coloração marrom com reflexos acobreados e notas de figo, ameixa seca, frutas vermelhas, açúcar mascavo, pinho, eucalipto e toques vínicos. É uma cerveja com teor alcoólico de 9,8%, estilo American Wild Ale, encorpada, com uma boa acidez e final prolongado.

    8. Firestone Walker Union Jack IPA

    Essa versão da cerveja Firestone tem 7% de teor alcóolico. Originária de Paso Robles (Califórnia, EUA), é uma bebida de estilo American  India Pale Ale (West Coast), apresentando uma coloração dourada com tons alaranjados e boa formação de espuma branca.

    No aroma, o duplo dry hop proporciona intensificação das notas de tangerina, abacaxi, grapefruit, mel, pinho e cítricos. Já no paladar, a Firestone Walker Union Jack IPA é uma cerveja muito lupulada e equilibrada. Harmoniza com carnes vermelhas, comidas condimentadas, queijos duros e hamburguer.

    9. Weihenstephaner Dunkel

    A cerveja alemã Weihenstephaner Dunkel tem coloração âmbar escura, turva e fornece espuma abundante. Apresenta aromas de caramelo, frutas secas, banana madura e leve tosta. Proporciona um paladar macio, corpo alto e boa carbonatação. Seu estilo é Dunkel Weizen e o seu teor alcoólico é 5,3%. A harmonização pode ser joelho de porco, carnes de caça e sobremesas à base de chocolates e castanhas.

    10. Weihenstephaner Vitus

    A alemã Weihenstephaner Vitus apresenta coloração dourada e alaranjada, turva, com uma excelente formação de espuma branca cremosa e densa. Seu estilo é Weizenbock, com aroma que oferece notas marcantes de damasco, cravo, frutas cítricas e toques de banana.

    É uma bebida encorpada, cremosa, macia, com uma carbonatação efervescente, final prolongado e teor alcoólico de 7,7%. Harmoniza com pratos mais robustos como queijos fortes, carnes vermelhas, vegetais grelhados, entre outros.

    Bônus: Maredsous Triple

    A cervejaria Maredsous foi fundada em 1872 na região de Denée (Bélgica) e desde 1963 é produzida na região de Breendonk. Foram os monges que inventaram o processo de refermentação da cerveja dentro da própria garrafa. Os monges de Maredsous possuem uma escola, uma padaria, uma fábrica de queijo e cerâmica, além da infra-estrutura turística. Recebem por ano 450.000 visitantes. Maredsous é uma autêntica cerveja belga que até hoje segue as rígidas regras e receitas dos monges de Maredsous. Com teor alcoólico de 10%, no paladar a cerveja é âmbar, turva e espuma esbranquiçada. Aroma frutado e complexo (ameixa, uva passa), com notas de caramelo e amêndoas, Paladar rico e intenso. Seca, porém, a boa presença de fruta e malte dá a sensação de doçura.

    Como vimos, as cervejas de inverno são excelentes opções de bebidas para os dias mais frios por apresentarem um teor alcoólico mais elevado, que proporciona uma sensação de aquecimento. Entretanto, é importante beber com moderação para aproveitar todos os seus benefícios, preservando a saúde.

    Gostou deste artigo? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as postagens sobre o mundo das cervejas e dos vinhos!

    Você pode gostar

    1 comentar

    4 diferenças existentes entre as cervejas Lager, Pilsen e Ale! - Blog da TodoVino - Tudo sobre vinhos e cervejas 10/09/2020 - 17:05

    […] na bebida, resultando em tipos diversos. Aliás, você sabe quais são as diferenças entre as cervejas Lager, Pilsen e […]

    Responder

    Deixe um comentário