• 3 cervejas alemãs que todo mundo deve beber antes de morrer

    por TodoVino

    Não é somente a cerveja alemã, mas toda a produção de bebidas da Alemanha é conhecida mundo afora pela tradição e qualidade. O povo alemão é o primeiro a reconhecer o valor do seu produto nacional, sendo o maior consumidor das diversas variedades que são produzidas no país.

    Além de entender bem sobre o assunto, os alemães também são muito exigentes em relação à qualidade da sua cerveja. Tanto que, em 1516, foi promulgada em todo território a Reinheitsgebot, conhecida como a Lei da Pureza. De acordo com ela, os produtores cervejeiros eram obrigados a utilizar em suas preparações apenas três ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo — naquela época, a levedura não era conhecida.

    Dessa forma, era evitado que fossem utilizados ingredientes mais baratos e que pudessem interferir na qualidade da cerveja, como arroz, milho e outros cereais.

    Muitas coisas mudaram desde essa época, mas a qualidade da cerveja alemã continua sendo inquestionável. Por isso, se você é um apreciador da bebida, precisa conferir, agora, 6 tipos de cervejas alemãs que todo mundo deve beber antes de morrer. Confira!

    A tradição da escola alemã

    Você já ouviu falar sobre o termo “escola cervejeira“? Trata-se de uma definição dos lugares do mundo que exerceram uma grande influência nas técnicas de fabricação da bebida.

    São elas a inglesa, a belga, a americana e, claro, a alemã.

    Como já adiantamos no início deste texto, a Alemanha é reconhecida por sua Lei da Pureza, que não admite ingredientes além de malte, água, lúpulo e levedura. A Áustria e a República Tcheca também seguem esse formato mais tradicional de fazer cerveja.

    Já a escola belga, apesar das técnicas antigas de fabricação abre bastante espaço para a criatividade, assim como a americana, que está sempre apostando na inovação.

    Por fim, a inglesa, como não poderia deixar de ser, segue padrões mais clássicos, a fim de produzir uma cerveja bem equilibrada.

    3 cervejas alemãs que você precisa conhecer

    1. Ayinger

    Fundada em 1878 na região da Bavaria, mais precisamente na cidade de Aying, a cervejaria Ayinger é reconhecida por sua qualidade superior, tanto no que se refere à excelência do processo de produção quanto à qualidade de seus ingredientes. De acordo com a própria marca, a sua obrigação é manter e promover a verdadeira cultura cervejeira.

    Com o objetivo (e a capacidade) de aliar essa grande tradição alemã à tecnologia de ponta, a Ayinger inaugurou uma nova cervejaria em 1999, com processos de ponta.

    As cervejas da Ayinger são um grande sucesso, tamanha a apreciação do público pelas cervejas. Entre elas, aquelas que podem ser compradas no Brasil são a a Bräuweisse, a Urweisse e a Celebrator Doppelbock.

    2. Benediktiner

    Uma belíssima cerveja produzida por um belíssimo local. A Benediktiner é produzida pelo ‘Die Klosterbrauerei Ettal’, o Mosteiro da Congregação Beneditina, que foi fundado em 1609 no sul da Alemanha, na cidade de Ettal. Desde então — ou seja, há mais de 400 anos, a cerveja é produzida sem interrupções.

    Assim como ocorre em várias cervejarias artesanais alemãs, a produção da Benediktiner foi iniciada em um mosteiro, para o próprio consumo dos monges.

    Além da cervejaria, em si, o local possui uma destilaria, um museu cervejeiro, restaurante, livraria, criação de gado de leite, fábrica de laticínios, e como não poderia deixar de ser, uma basílica e uma loja de arte sacra. Com tantas atrações, o local está aberto à visitação do público e promete encantar a todos os viajantes. Se quiser repousar por lá, a estrutura ainda conta com um hotel que funciona em uma construção do século XVII.

    Voltando às cervejas, as opções da marca são vastas, e sua qualidade agrada aos mais diversos paladares. Entre as principais, estão a Benediktiner Weissbier, no mais clássico estilo German Weizen — ou cerveja de trigo alemã, a Original Hell, considerada leve e refrescante; e a Benediktiner Weissbier Dunkel, também de trigo, mas escura, com coloração marrom avermelhada, espuma cremosa, corpo leve e características de uma típica Dunkel Weinzen, mas com toque de caramelo, torrefação e dulçor do malte.

    3. Bitburger

    Uma cerveja relacionada ao futebol alemão é a Bitburger, que patrocina a seleção de futebol do país — e prova como a bebida é enraizada na cultura do povo da Alemanha.

    Produzida desde 1817, é criação da cervejaria Bitburg, uma das maiores do país, que está localizada na cidade de mesmo nome. Responsável pela produção de diversos tipos de cerveja, tem como o seu carro-chefe: uma cerveja tipo Pilsen, de coloração dourada e com notas de floral e mel.

    Além das cervejas, também são produzidas na cervejaria opções sem álcool e misturas com refrigerante, o que agrada bastante os consumidores mais jovens. Para harmonizar com a sua Bitburger Pilsen, escolha pratos com camarão, bacalhau e frutos do mar em geral, e também com grão-de-bico.

    Se você já é um apreciador de cervejas, deve saber que existem inúmeras variedades disponíveis, vindas de várias partes do mundo. Além do prazer de conhecer novas culturas e experimentar novos sabores, ter sempre cervejas como essas em casa é uma boa ideia para compartilhar com os seus amigos e familiares. Afinal, além de desfrutarem bons momentos, vocês vão poder trocar informações e conhecimentos sobre esse universo incrível que é o cervejeiro.

    A cerveja alemã, por ser tão tradicional em seu próprio país e em diversas localidades do globo é uma opção ainda melhor, pois, além do sabor, ela é repleta de história, cultura e qualidade indiscutíveis.

    Gostou deste conteúdo? Ficou interessado em provar boas cervejas como as que apresentamos? A TodoVino é um e-commerce especializado em cervejas, vinhos e destilados, e oferece aos seus clientes, há mais de dez anos, apenas as melhores seleções do mundo, com preços competitivos e compras seguras. Acesse o site agora mesmo e conheça as nossas diversas opções.

    Você pode gostar

    2 comentários

    Você conhece os principais tipos de copos de cerveja? Veja aqui! - Blog da TodoVino - Tudo sobre vinhos e cervejas 18/09/2020 - 14:16

    […] modelo é mais conhecido por servir cervejas alemãs, , dos tipos Kölsh e Altbier. Além disso, para os fãs das fruit-beers (cervejas com gosto de […]

    Responder
    Veja um especial sobre as 6 melhores cervejas da Firestone Walker! - Blog da TodoVino - Tudo sobre vinhos e cervejas 25/09/2020 - 13:34

    […] em sua receita 7 variedades de lúpulos de diversos países, como África do Sul, Austrália e Alemanha. Dessa maneira, ela apresenta alta intensidade aromática, com notas de frutas tropicais, como […]

    Responder

    Deixe um comentário