• Saiba como escolher entre Vinho Reservado, Reserva ou Gran Reserva

    por TodoVino
    Garrafa de vinho em cima de uma barril

    Você sabe a diferença entre um vinho Reservado, Reserva e Gran Reserva? Apesar das classificações variarem de acordo com a legislação das regiões de origem da bebida, elas, geralmente, indicam aspectos dos vinhos, como maior tempo de envelhecimento e complexidade da bebida.

    Por isso, é muito importante entender as distinções entre cada uma das categorias para escolher o vinho ideal para o paladar dos apreciadores e a ocasião.

    Neste artigo, explicaremos as diferenças entre vinhos classificados com Reservado, Reserva e Gran Reserva para ajudar você na escolha.

    Vinho Reservado

    Os vinhos classificados como Reservado têm um processo de produção mais rápido, pois, normalmente, não passam por barricas de carvalho. Dessa forma, não têm um amadurecimento muito longo e são produzidos em maior quantidade.

    Os vinhos Reservados não têm exigências de especificações, como teor de açúcar e tipo de amadurecimento, e mantêm características similares independentemente da safra. Assim, não apresentam, obrigatoriamente, aspectos que demonstram a sua região de origem.

    São vinhos com elaboração simples e baixa complexidade de sabores e aromas. Geralmente, tem paladar frutado e são fáceis de beber. Por isso, são recomendados para o consumo descontraído e sem formalidade em ocasiões do dia a dia. Também são excelentes opções para quem está iniciando na apreciação da bebida.

    Vinho Reserva

    Mais complexos que os Reservados, os vinhos de Reserva são preparados com uvas selecionadas e têm um amadurecimento mais longo, podendo passar de meses a anos em barris de madeira.

    Isso permite que a bebida adquira estrutura, longevidade, taninos apropriados, adstringência e acidez equilibradas e intensidade de sabores e aromas.

    O período e o tipo de armazenamento de um vinho de Reserva pode variar muito de acordo com a região de origem. Por exemplo, na Itália, os vinhos denominados de Reserva têm entre três e cinco anos de envelhecimento, mudando de acordo com a região, e na Espanha, normalmente, o tempo mínimo de guarda é de três anos, sendo dois em barril.

    Já em países da América do Sul, como Uruguai e Chile, não existem parâmetros bem definidos para o uso dessa classificação. Assim, cada produtor pode usar o termo para especificar bebidas com diferentes características em relação à colheita e amadurecimento, por exemplo.

    Vinho Gran Reserva

    Os Gran Reserva são vinhos feitos com as melhores uvas da safra em um processo longo e elaborado. O envelhecimento do Gran Reserva é mais demorado que o do Reserva, podendo levar muitos anos para serem disponibilizados para o consumo.

    O resultado são bebidas complexas, com sabores e aromas riquíssimos, ideias para apreciadores que buscam uma experiência única.

    Assim como os Reserva, o tempo de envelhecimento dos vinhos Gran Reserva também muda de acordo com as regulamentações das regiões de origem. Em Portugal, essa classificação significa que o vinho tem cerca de cinco anos de idade, mas em algumas regiões da Itália esse prazo pode ser de dois anos e meio.

    Existem excelentes vinhos Reservado, Reserva e Gran Reserva. Portanto, a classificação não está relacionada a qualidade, mas as diferentes características e propostas dos vinhos. A escolha da bebida ideal depende da ocasião e, principalmente, do estilo e gosto pessoal do apreciador!

    Agora que você já conhece as diferenças entre Vinho Reservado, Reserva ou Gran Reserva, que tal aprender mais sobre os tipos de uva para escolher o melhor vinho?

    Você pode gostar

    7 comentários

    Soraia Lopes Alves e Silva 26/08/2019 - 10:04

    Bom dia!!

    Obrigada pela explicação simples e clara sobre Reservado, Reserva e Gran Reserva.

    Virei fã!!

    Soraia Silva

    Responder
    Todo Vino 27/08/2019 - 13:09

    Olá Soraia! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo. Volte sempre!

    Responder
    História das marcas: Georges Duboeuf - Blog da TodoVino - Tudo sobre vinhos e cervejas 28/09/2020 - 14:55

    […] ao contrário, por exemplo, dos tânicos Bordeaux, que pedem muitos meses ou anos de estágio em barricas ou nas garrafas para se tornarem abordáveis. Assim, conforme a lei francesa autorizava, os vinhos […]

    Responder
    RICARDO 22/12/2021 - 16:15

    Gostei muito da explicação simples da definição do vinho Reservado!!!!!

    Responder
    Vicente Monnerat 22/05/2022 - 11:40

    Exelente explicação, parabens !!

    Responder
    Sheila Chelli 25/05/2022 - 20:09

    Adorei! Estou estudando sobre vinhos, e cada matéria que leio, me encanto mais. Parabéns pela dica simples sobre o assunto.

    Responder
    Elioenai 28/05/2022 - 23:13

    Muito bom. Era bem o que eu procurava

    Responder

    Deixe um comentário