Na produção de bebidas, dois processos químicos são muito importantes. A destilação é o processo que separa duas substâncias usando o aquecimento, já a fermentação é o processo que transforma uma substância em outra através de fungos, bactérias e outros microrganismos.
Que tal saber um pouco mais sobre esses processos? Leia o artigo e conheça os tipos de destilação e fermentação e as bebidas que se originam delas!
Os tipos de destilação
Os principais tipos de destilação são: a destilação simples, a destilação fracionada, a por pressão reduzida e aquela feita por arraste a vapor d’água. Confira os detalhes abaixo.
A destilação simples
É preciso que as substâncias que se submeterão ao processo tenham uma diferença alta em seus pontos de ebulição, utilizada para separar uma mistura líquida de uma sólida. Como, por exemplo, água e açúcar.
A destilação fracionada
Utilizada para separar dois produtos líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Essa destilação ocorre em “frações”. O primeiro líquido a atingir seu ponto de ebulição vai para uma coluna de retificação do equipamento que condensa o vapor, o que permite muitas destilações simples seguidas.
A destilação a pressão reduzida
Destaca-se entre os tipos de destilação porque as substâncias são submetidas à redução da pressão. Isso acontece para a purificação de componentes que se decompõem abaixo de seu ponto de ebulição ou para purificar substâncias que só se decompõem a temperaturas muito altas.
A destilação por arraste a vapor d’água
Essa destilação é aplicada em misturas homogêneas (um sólido e um líquido) que possuem um ponto um ponto de ebulição baixo. Neste processo, um dos componentes da mistura é transformado em vapor, em seguido é condensado para depois transformar-se em líquido, como na destilação simples.
A destilação a pressão reduzida e a destilação por arraste a valor d’água são processos utilizados, por exemplo, na produção do Gin The Botanist, que combina 31 botânicos para sua criação, 22 deles exclusivos para sua composição, colhidos à mão, revelando a grande diversidade botânica da ilha de Islay.
Os tipos de fermentação
Depois de conhecer os tipos de destilação, vamos conhecer os tipos de fermentação.
A fermentação alcoólica
Fermentação realizada por leveduras (fungos) e bactérias que liberam enzimas, quebrando a glicose e formando etanol e gás carbônico. Produz pão, vinho e cerveja.
A fermentação láctica
Algumas bactérias transformam açúcares em energia. É empregada na produção de queijo e iogurte.
A fermentação acética
Processo a partir da fermentação alcoólica. Pode formar um subproduto. É empregada, por exemplo, na fabricação de vinagre.
A Cerveja Liefmans, por exemplo, passa pelos três tipos de fermentação na sua produção.
As bebidas fermentadas
Entre as bebidas fermentadas, temos:
O vinho
Resulta da fermentação alcoólica do suco da uva. A qualidade depende do tipo de solo, espécie de uva, clima e processos de envelhecimento. Os vinhos podem ser tintos, brancos, rosés e licorosos.
A cerveja
Produzida via fermentação alcoólica, principalmente dos grãos de cevada em que se adicionam à bebida substâncias que lhe dão o sabor, o aroma e a cor característicos em etapas diferentes.
As bebidas destiladas
Conhecendo os tipos de destilação, vamos conhecer os principais tipos de bebidas destiladas.
A cachaça
Bebida muito popular no Brasil, produzida a partir da cana-de-açúcar. Os escravos negros foram os primeiros a fermentar e destilar o caldo da cana (garapa). Na primeira etapa, a fermentação alcoólica, resulta o que se chama de “vinho”. Na segunda, o produto é aquecido em alambiques (destilação simples), dando origem à cachaça.
O whisky
Destilado (simples) de diferentes cereais previamente fermentados (alcoólica). O envelhecimento se dá em barris de madeira.
Existem diversos whiskys com diferentes características, cada um com um processo de produção e ingredientes que tornam cada bebida única:
O Whisky Grant’s Triple Wood tem o cuidado e a sensibilidade para a escolha e perfeita combinação entre diversos componentes que são essenciais para produzir um whisky equilibrado e complexo. Hoje, o blended whisky corresponde a 90% das vendas de whisky escocês no mundo. Complexo, com notas frutadas cítricas e toques de pêra fresca.
O Whisky Cutty Sark tem uma receita única, pois apesar de sua intensidade alcoólica, é deliciosamente agradável de beber, além de apresentar aromas marcantes, que lhe deram a fama de um dos whiskies mais cobiçados dos Estados Unidos. Sua composição tem aspecto claro e dourado e uma combinação intensa e fresca de baunilha e frutas cítricas com acabamento suave, vibrante e doce.
O conhaque
Nome “abrasileirado” de Cognac, região da França que, pela primeira vez, produziu o destilado simples do vinho branco. A destilação acontece em caldeiras de cobre duas vezes seguidas.
O gin
É produzido da redestilação do álcool etílico potável proveniente de diferentes cereais. Recebe aroma de bagas de zimbro.
Cada gin possui a sua combinação, o Hendrick’s é um gin super premium elaborado a partir de uma combinação única de pétalas de rosas, pepinos, além de 11 botânicos, resultando um gin refrescante com um delicado aroma floral. Diferente de outros gins, o Hendrick’s é destilado na Escócia, em pequenos lotes de 500 litros por vez.
A combinação única de dois gins elaborados em alambiques diferentes entrega uma bebida balanceada, macia e complexa. Em sua composição, encontramos botânicos clássicos que começam pela adição de zimbro, sementes de coentro, cascas de laranja e limão, raízes de lírio e angélica.
Em seguida, são adicionados pimenta de java, sementes de cominho e por fim um toque de flores de camomila, sabugueiro e milefólio. Todos esses 11 botânicos são adicionados em dois alambiques distintos, embora isso seja em feito em quantidades e momentos diferentes.
O rum
Também é produzido da fermentação alcoólica e destilação simples do melaço. Pode ser escuro ou cor de caramelo. Recebe adição de açúcar queimado.
Uma curiosidade é que a cachaça e o rum tem a mesma matéria-prima: A cana-de-açúcar. Então por que será que resultam em bebidas tão diferentes? O rum é feito com melaço, este melaço é obtido através do cozimento do suco cozido da cana de açúcar. Ao cozinhar a cana para sua produção, o sabor da bebida final é complemente alterado (assim como as substâncias presentes no produto, como a quantidade de álcool).
A vodka
A bebida é originalmente conhecida como a bebida da Polônia e da Rússia. É feita da destilação simples do centeio, cevada ou milho, mas pode ser produzida praticamente de qualquer coisa que possa ser fermentada e transformada em álcool.
A Vodka Svedka é destilada à base de grãos, ao invés de batatas, similar à vodca produzida no séc. XV. Destilada 5 vezes para ficar muito mais pura, assim, levando a sabores especiais que compõem os mais diversos drinks.
Os diferentes tipos de destilação e fermentação podem originar diferentes tipos de bebidas alcoólicas. Uma curiosidade é que toda bebida destilada passa por fermentação, mas a bebida fermentada não passa pela destilação, que é um processo subsequente.
Gostou do texto? Aproveite e veja como é feita a cerveja, outra bebida muito popular entre os brasileiros!
2 comentários
[…] foi espontânea, decorrente do esquecimento de uvas em um recipiente, que passaram pelo processo de fermentação, originando uma bebida com teor alcoólico. A hipótese mais provável é que isso tenha ocorrido na […]
[…] seca e da laranja doce fresca. As cascas passam por uma infusão no destilado base, passam por nova destilação para depois serem mescladas com um destilado neutro para padronização e água, até atingir 40% […]