• Conheça agora mesmo os diferentes tipos de vinhos que harmonizam com doce

    por TodoVino

    Há muito tempo o vinho acompanha as refeições e a vida dos homens. Com uma trajetória extensa, muito já foi criado e estudado para que a degustação seja a mais proveitosa possível. Por isso, hoje, o vinho está presente em muitas refeições, sendo, inclusive, indicados diferentes tipos para cada prato. Dentre tantos opções, existem aqueles que harmonizam com doce e transformam a hora da sobremesa em um momento ainda mais especial.

    O conhecimento que liga o tipo de vinho ideal aos sabores é chamado de enogastronomia e tem ganhado cada vez mais espaço no mundo. O estudo considera as características gustativas dos alimentos e indicam os vinhos mais adequados para aguçar o conjunto sensorial formado por olfato e paladar. Que tal transformar sua próxima refeição em uma verdadeira experiência de sentidos?

    Para mostrar para você como o hábito de comer doces pode ganhar um plus, preparamos esse post. Quer saber mais sobre os vinhos que harmonizam com doce e como a sua sobremesa pode ficar ainda mais deliciosa? Continue a leitura e prepare-se para as próximas compras.

    Vinho Moscatel

    Moscatel é o nome dado a uma variedade de uva, que pode ser branca ou tinta, e que é utilizada para a fabricação de vinhos aromáticos e doces. No entanto, embora a sua doçura seja característica, a uva Moscatel permite a produção também de exemplares secos. Por sua suavidade, é um dos preferidos do mundo e tem leveza e baixa graduação alcoólica, sendo uma ótima opção para quem quer degustar um bom vinho com uma sobremesa.

    Esse tipo de bebida é bastante versátil e é capaz de resultar em espumantes para todos os gostos. Sua doçura é ideal pratos com frutas, como os cheesecakes com caldas vermelhas, tortas de limão ou fatias de papaya com sorvete.

    Vinho do Porto

    Um dos tipos mais famosos da bebida, o vinho do Porto é conhecido por seu aspecto licoroso e sua cor escura e arroxeada. Com uvas da Região Demarcada do Douro, em Portugal, a bebida recebe a adição de álcool vínico durante seu processo, o que resulta em uma bebida encorpada e ideal para ser degustada durante a sobremesa.

    O sabor do Vinho do Porto é naturalmente açucarado e apresenta alto teor alcoólico. Suas variações entre os tintos são o Ruby e o Tawny, que subdividem-se em outras categorias. O Vinho do Porto é especialmente apreciado em sobremesas com chocolate, com brownies, petit gateaus, mousses e outros.

    Vinho Ice Wine

    Ice Wine é um tipo de vinho doce, comumente servido como aperitivo. Produzido com frutas congeladas ainda na vinheira, a bebida não é facilmente encontrada no Brasil. Durante sua produção, a água é congelada, mas os açúcares permanecem em seu estado normal, daí sua doçura característica que o torno uma excelente companhia para as mais diversas sobremesas.

    Como o Ice Wine é produzido somente no inverno, seu valor é um pouco acentuado. O que especialistas dizem, no entanto, é que o investimento vale a pena. Para aproveitar melhor o sabor e as sensações do Ice Wine, experimente acompanhá-lo de sobremesas com doce de leite, como o alfajor argentino ou as famosas tortas Banoffi.

    Vinho Marsala

    O vinho Marsala é, muitas vezes, chamado de primo italiano do Vinho do Porto. A comparação se dá por conta do aroma de frutas secas e da doçura dos exemplares, o que os torna inconfundíveis. É produzido com uvas brancas e tintas e pode resultar em exemplares de cores ouro, âmbar e rubi e também de sabor seco, o que o torna companhia para os mais diversos tipos de sobremesas.

    Marsala pode ser pálido, escuro, doce, seco e com aromas variados. Seu teor alcoólico depende do tempo de envelhecimento: quanto menor, mais fraco. Para aproveitar todas as sensações, experimente o vinho Marsala com sobremesas com notas de café, como o Tiramisú.

    Vinho Late Harvest (Colheita Tardia)

    Muito apreciados no Brasil, os vinhos Colheita Tardia são feitas de uvas deixadas na videira muitas semanas após o tempo indicado para a colheita. Adocicadas, essas bebidas têm alta concentração de açúcar, mas apresentam a acidez ideal para não tornar a experiência enjoativa ou negativa.

    O vinhos de Colheita Tardia são delicados, mas bastante marcantes. Para apreciar sua melhor versão, opte por sobremesas à base de leite e ovos, como pudins, quindins, Crème Brûlée, Ovos Nevados, pastéis de Belém e outras delícias que guardam a mesma delicadeza da bebida. A experiência será inesquecível!

    Vinho Podridão Nobre

    O nome pode ser esquisito, mas degustar esse vinho é sensacional. O nome é dado por conta do que o fungo Botrytis Cinerea causa nas uvas de regiões quentes e úmidas. O fungo fica na casca da fruta e, depois da sua maturação, desidrata-as, contribuindo para que a polpa se concentre e aumente o teor de açúcar da bebida. É indicado para acompanhar os mais diversos tipos de doces e sobremesas e a experiência pode ser bastante marcante.

    Assim como as uvas do vinho Colheita Tardia, as uvas do vinho Podridão Nobre também são deixadas na vinheira até que o fungo aja sobre elas de forma natural. Se quiser degustar uma taça da melhor forma possível, uma dica é optar por sobremesas levemente amargas, como tortas com ganache, bombons ao Rum e outros tipos de pratos menos açucarados.

    Saber o tipo de vinho correto para cada prato é mais do que um estudo: é um hábito que torna as refeições mais completas e muito mais sensoriais. Isso porque é possível atingir o equilíbrio perfeito pensando no tipo de uva e no sabor da refeição que será degustada.

    Se você não abre mão de um vinho doce e é louco pela sobremesa, não deixe de experimentar as dicas que preparamos nesse post para você. Você vai transformar qualquer momento banal em uma explosão de sabores e sensações.

    Agora você já viu os melhores tipos de vinhos que harmonizam com doce, não é mesmo? Então aproveite e aprofunde o seu conhecimento com o nosso artigo sobre o que comer com vinho e faça de cada refeição uma nova experiência com seus amigos e sua família!

    Você pode gostar

    Deixe um comentário