• Os vinhos únicos das videiras antigas

    por TodoVino

    Se você é daqueles que adora descobrir vinhos especiais, deve ter notado alguns rótulos trazendo termos como “videira velha” ou “vieilles vignes”. Mas o que isso significa exatamente? Trata-se de vinhos feitos com uvas cultivadas em videira bem antigas, algumas até centenárias!

    Essas “vovós” do mundo do vinho, com raízes profundas fixadas na terra há décadas, produzem frutos capazes de originar vinhos com aromas e sabores únicos, mais complexos e equilibrados.

    Enquanto videira mais jovens ainda estão se adaptando e dependendo de cuidados extras, as mais velhas já aprenderam a encarar sozinhas as variações climáticas e do solo ano após ano, expressando o terroir de forma singular a cada safra.

    Por isso, na hora de escolher uma garrafa especial, vale ficar de olho nestes rótulos. Afinal, assim como as avós de carne e osso, essas videiras antigas têm muitas histórias para nos contar!

    Esta é uma interpretação resumida do material original, para detalhes completos, consulte a fonte: Wine Enthusiast. • Imagem: Tempus Magazine

    Você pode gostar

    Deixe um comentário