• Decisão em Singapura bane Prosecco australiano

    por TodoVino

    Em uma decisão inédita, o Tribunal de Apelações de Singapura determinou que o termo Prosecco só pode ser usado para designar o espumante italiano com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

    Assim, vinícolas australianas estão proibidas de exportar seu espumante elaborado com a uva Glera rotulado como Prosecco para Singapura. A decisão frustrou os planos do setor vitivinícola da Austrália de expandir vendas no sudeste asiático usando o nome da uva, após essa mesma estratégia ser barrada na China, Nova Zelândia e EUA.

    Para o presidente da associação local, a medida cria um precedente arriscado de limitar o uso de outros nomes tradicionais de uvas fora da Europa.

    O termo Prosecco, antes aplicado a uma uva e região vinícola na Itália, teve seu uso limitado por uma lei de 2009. Agora, é exclusivo para a indicação de origem, com a uva sendo renomeada para Glera. Atualmente, só é permitido em rótulos de vinhos espumantes das áreas designadas de Veneto e Friuli, na Itália.

    Esta é uma interpretação resumida do material original, para detalhes completos, consulte a fonte: The Drinks Business. • Imagem: iStock

    Você pode gostar

    Deixe um comentário