• Dia de Salvador: Descubra a Busca Vida, bebida típica da cidade

    por TodoVino

    Você sabia que no 29 de março é comemorado o dia de Salvador? Sim, a cidade baiana, que também é a capital do estado, celebra nessa data mais um ano de fundação. A sua história é muito interessante e cruza com a bebida emblemática brasileira: a cachaça.

    Pensando nisso, resolvemos trazer este post, para contar não somente sobre as particularidades dessa cidade tão querida, como também a cerca de um aperitivo tradicionalmente criado por lá: a Busca Vida. Já experimentou essa delícia? Quer entender mais sobre a relação entre ela e Salvador? Então continue a leitura e confira!

    História de Salvador

    Você sabia que Salvador teve como primeiro nome “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”? Pois é! Embora a sua descoberta pelos colonizadores tenha sido por volta de 1510, o ano de sua fundação é 1549. Nessa época, ocorreu a implantação do Governo-Geral do Brasil pelo Império Português, tornando a cidade a primeira capital do país. Salvador é uma das cidades mais antigas da América e uma das primeiras planejadas do mundo.

    Hoje em dia, ela é referência em todo o país e internacionalmente por conta de sua gastronomia, música e arquitetura. Nos aspectos culturais, a influência africana é fortemente notada, o que faz com que a cidade seja o centro da cultura afro-brasileira.

    Salvador, cana-de-açúcar e cachaça

    O açúcar foi a grande primeira riqueza agrícola do país e, durante muito tempo, a principal atividade econômica. A cidade de Salvador teve importante destaque, já que foi uma das regiões produtoras que mais prosperaram.

    A cachaça é uma bebida destilada da cana-de-açúcar. Não demorou muito a passar pelo processo de destilação e chegar ao resultado da aguardente.

    A bebida fez tanto sucesso que os engenhos se dividiam entre produzir açúcar e cachaça. A fama incomodou tanto que a corte portuguesa chegou a proibir por várias vezes, a fabricação e o consumo da aguardente, por conta da queda na comercialização dos vinhos portugueses.

    Busca Vida: a bebida de Salvador

    Uma maneira de suavizar o amargor da aguardente” e foi assim que surgiu uma das bebidas que mais têm a cara de Salvador. A ideia de criar o produto surgiu em 1996, na cidade de Salvador, mas foi concluída em Bragança Paulista, em 1998.

    O nome é uma homenagem à praia de Busca Vida, a qual serviu de inspiração. O criador, que já tinha grande experiência em cachaçarias, quis elaborar uma bebida em que as pessoas pudessem consumir tranquilamente, sem medo do amargor tradicional da cachaça.

    O auge da Busca Vida começou em 2001, quando ela chegou na praia de Caraíva e fez sucesso entre os banhistas. A partir daí, a fama foi atingindo proporções maiores até ser reconhecida no país inteiro.

    Sabor da Busca Vida

    A ideia dos sabores da Busca Vida surgiu da famosa pinga com mel. Quem nunca se deparou com essa mistura que deixa a cachaça mais docinha e fácil de descer? A partir daí, o criador elaborou uma combinação equilibrada entre cachaça artesanal, mel e limão. Sim, o cítrico entra para deixar tudo ainda mais gostoso e refrescante.

    O teor alcoólico da Busca Vida também é menor, o que ajuda bastante a tornar uma bebida deliciosa e bem prática de tomar. Ela é um equilíbrio perfeito entre o doce, o amargo e o cítrico, o que conquistou o paladar dos brasileiros e dos apreciadores de todo o mundo.

    Opções de consumo da Busca Vida

    A Busca Vida é uma bebida bem democrática. Até mesmo os mais receosos em consumir a cachaça costumam gostar de bebê-la. Além disso, ela é muito versátil, pois pode ser consumida de várias maneiras: uma mais deliciosa que a outra.

    • pura: é recomendado servi-la bem gelada para realçar todos os sabores e aromas;
    • com gelo e limão: se a ideia é ser ainda mais refrescante, experimente Busca Vida com cubos de gelo e rodelas de limão;
    • caipirinha: o drinque mais brasileiro também pode ser feito com Busca Vida. Por ser mais suave, acaba dando uma característica mais doce e leve à mistura;
    • drinques: por conta do seu sabor equilibrado a Busca Vida pode ser usada em diversas receitas de drinques especiais, misturadas às frutas e a outras bebidas alcoólicas, ela faz muito sucesso entre os apaixonados por drinques.

    Harmonização da Busca Vida

    A Busca Vida é uma bebida especial e merece ser degustada. Separamos abaixo algumas harmonizações, para tornar sua experiência ainda melhor! Embora possa ser consumida pura, em um happy hour ou até mesmo na balada com os amigos, ela combina muito bem com diversos pratos e tem os seus sabores realçados.

    Frituras

    Por conta da sua acidez e o sabor cítrico do limão, a Busca Vida vai muito bem com frituras. Bolinho de feijoada, de mandioca com carne seca, aipim frito e outras delícias de petiscos podem acompanhar uma boa dose da cachaça.

    Carnes

    As carnes brancas são as que mais combinam com a Busca Vida. Peixe frito ou assado e frango podem ser harmonizados com a bebida. Mas não se engane, um churrasco de boi e um pernil de porco assado também vão muito bem com a cachaça.

    Queijos

    O queijo é um dos aperitivos preferidos para acompanhar a cachaça do final de semana, e não poderia ser diferente com a Busca Vida. Prefira os queijos amarelos e gordurosos, que combinam perfeitamente com a acidez e o cítrico da bebida.

    O dia de Salvador é data em que se comemora a fundação da cidade que serviu de inspiração para uma das bebidas mais apreciadas atualmente, a Busca Vida. O produto, é uma mistura de cachaça artesanal, mel e limão, que traz equilíbrio, aromas e sabores para quem quer algo suave e gostoso de beber, sem abrir mão da essência da aguardente.

    Existem diversas bebidas famosas no mundo todo e a Amarula é uma delas. Você também é apreciador dessa delícia? Então aproveite que está por aqui e conheça as formas de consumi-la!

    Você pode gostar

    Deixe um comentário